Cuidado: Carne da Moita, sem inspeção da Vigilância Sanitária, pode até matar, diz médica.

Sem um pingo de higiene: sem luva, sem toca, suor caindo e balcão não refrigerado cheio de carne com coloração de iniciada podredão (vermelhidão escura). Nunca consuma carne fornecida nestas condições. Você pode até morrer por causa disso.


Hoje em dia, muitos frigorífico estão fornecendo carne proveniente de abatedouros muitas vezes clandestinos, sem a devida inspeção da vigilância sanitária, portanto ao adquirir, mesmo por doação, qualquer tipo de carne, certifique-se de onde a mesma se origina e o modo pelo qual ela foi processada.

Para saber como diferenciar se a carne de boa qualidade, que foi processada de um modo correto, de uma carne ruim, com grandes possibilidades de contaminação, aqui vão algumas dicas.

- Em caso de peças de carne inteiras, verifique se a mesma estava embalada e se foi manuseada pelo açougueiro de um modo higiênico, utilizando luvas, roupas brancas e máscara.

- Em peças menores como picanha, filé mignon, bifes, verifique se estes estão em uma embalagem que as proteje de contaminações, se há a marca do SIF (Serviço de Inspeção Federal) e por fim se existe um selo indicando a proveniência do produto.

Caso não tenha estes sinais, cuidado, poderá ser morte na certa.

Portanto, muito cuidado ao receber ou adquirir carne bovina, principalmente, pois ela pode estar contaminada por muitos tipos de microrganismos, alguns podendo causar até mesmo a morte.

É obrigatório a utilização dos balcões refrigerados até 7cº preconizada na Portaria 142 do Ministério da Saúde. Açougues tem que serem melhor preparados para atender às normas previstas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Carne no balcão sujo, sem refrigerção, faz com que a carne acelere seu estado de potrefação (podridão pura).
As carnes devem permanecer refrigeradas, e não expostas ao ambiente. Devem também ficar livres do contato com insetos e poeira.

Veja o absurdo! Nem de graça se deve comer carne fornecida assim. Nem cachorro.


Lembre-se de que os funcionários do açougue devem ter os cabelos presos ou usar toucas, assim como uniformes brancos e limpos. Em suma, devem apresentar o maior asseio possível.
Carne inspecionada: a carne inspecionada é a garantia de que o produto foi vistoriado por um médico veterinário especializado antes de chegar ao consumidor.


CUIDE DE SUA SAÚDE E EVITE CARNE PODRE!

As informações são da Dra. Shirley.
Fotos ilustrativas da Internet.

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem